• Verônica Gubert

Basicão do Vídeo: O que é Balanço de Branco?


Basicão do Vídeo: O que é Balanço de Branco?

Depois de todos os detalhes resolvidos na pré-produção de um projeto, chega a hora de gravar. O videomaker posiciona seu equipamento na locação, checa se iluminação está em ordem, se o ambiente precisa de ajustes e parte para a gravação em si. Então, é só apontar a câmera para a personagem, apertar o botão de Rec. e tudo certo, não? Na verdade, antes do “valendo”, um videomaker precisa fazer uma coisinha bem rápida, mas que impacta muito no resultado final de um filme: o tal do balanço de branco.

Conhecido também como “white balance” (WB), é uma configuração que regula a temperatura das imagens. “Balanço de branco é dizer para sua câmera o que ela deve enxergar, é fazer com que ela apresente o máximo em fidelidade de cor, de acordo com a luz que está iluminando a cena”, explica Raul Fernandes, CEO da Onze Trinta - e o nosso expert nas técnicas de videomaking.

“Existem dois tipos de luz que são mais comuns: a luz branca, também conhecida como 5600K, e a luz amarela, 3200K. O K é uma sigla para Kelvin, que serve para determinar a temperatura de cada luz”, diz Raul. “Quando usamos um fresnel como fonte de iluminação em uma cena, que tem uma lâmpada normalmente amarela, ou 3200K, precisamos mostrar para a câmera que o branco precisa ser branco, e não amarelo. Nosso olho se acostuma com a tonalidade da luz e muitas vezes não conseguimos identificar se a fonte é amarela ou azul. Bater o branco é "fazer a câmera se acostumar com a luz"”.

Além de simplesmente ajustar a cor das imagens de um filme, o WB também pode ser usado de forma criativa. “Suponhamos que eu queira trazer para o vídeo uma sensação de sonho ou de uma realidade paralela - posso fazer isso manipulando o balanço de branco de forma que ele traga cores que não representem a "nossa realidade", ensina o CEO.

E mais: em uma gravação com mais de uma câmera rodando ao mesmo tempo, o WB tem a função de equilibrar as imagens entre elas. “Normalmente, cada câmera tem seu modo de interpretar as cores - isso quando falamos de marcas diferentes. Assim, precisamos deixar as imagens com as cores mais próximas”, Raul dá a dica.

Ter cuidado com as pequenas coisas é nossa prioridade! Quer saber mais sobre as soluções que oferecemos? Entre em contato, marque um café… Nossa equipe te espera!

#produçãodevídeo #videocampanha #videoinstitucional #vídeocampanha #produçãoaudiovisual #videoproduto #vídeoproduto #videoscomerciais #videoreceitas #vídeoreceita

22 visualizações